quarta-feira, 3 de novembro de 2010

LimeWire fecha as portas














Uma das Redes de Compartilhamento de arquivos mais conceituadas e populares dos últimos anos sofreu um duro golpe no dia 26 de outubro de 2010. Os usuários que tentaram acessar o site oficial da Rede P2P e a última versão do programa (5.5.16) ficaram surpresos ao receber um anúncio em inglês dizendo que o Limewire recebeu uma ordem encomendada por tribunal para parar distribuir e apoiar seu software que compartilha arquivo. E que carregar ou compartilhar conteúdo com direitos autorais sem autorização é ilegal.

A decisão judicial põe fim a uma festa mundial de download e compartilhamento de arquivos que durou quase 10 anos. O LimeWire, criado em agosto de 2000 pelo americano Mark Gorton, permitia aos internautas trocar arquivos e compartilharem músicas, filmes e seriados de graça pela internet através de tecnologia P2P. Estima-se que o programa  era usado por 58% das pessoas que baixavam música em redes P2P. 
 
A mais pura verdade é que esta decição decreta a morte do LimeWire, pois mesmo que a empresa pretenda mudar o modo de funcionamento do site para continuar atuando na área de música, nunca mais será o mesmo. Ou seja, todos nós, eu e você que veio buscar mais informações sobre o assunto, estamos órfãos e teremos que nos contentar com outros meios de manter o vício em downloads.  Segundo o site Baixaki, quem usava o LimeWire não precisa entrar em desespero, pois o FrostWire, versão alternativa do programa, continua funcionando.Particularmente já escolhi o Ares Galaxy como substituto, até essa associação de gravadoras norte-americana processem mais uma Rede P2P, alegando que o serviço gera prejuízo bla bla bla, etc. Mas é assim mesmo, eles conseguem fechar um serviço hoje e aparecem dois amanhã.

Eu, que espremia limas desde 2002, presto minhas condolências ao LimeWire. Que descanse em paz! E que venham seus descendentes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário